Temazcal

Temazcal

O Temazcal é uma cerimônia milenar de cura, purificação e fortalecimento. É a reprodução do útero da mãe terra, onde cada pessoa é concebida.

Por milhares de anos, muito antes da chegada dos espanhóis, os povos indígenas da América Central já haviam desenvolvido uma civilização altamente avançada. Seus métodos de manutenção e restabelecimento da saúde eram baseados na utilização de elementos naturais. Higiene e limpeza eram parte integrante de seus costumes. O Temazcal era usado por esses povos para mulheres (antes, durante e após o parto), para tratar várias doenças da população, para a limpeza e bem-estar geral.

A Cerimônia do Temazcal utiliza o símbolo dos elementos naturais (terra, fogo, água e ar), além da representação da gestação e do renascimento. Mais do que apenas um lugar para relaxar, é uma terapia de desintoxicação e uma cerimônia mágico-religiosa de cura, tendo efeito não só no plano físico mas também no espiritual.

Na prática, uma tenda é construída em um local tranqüilo em meio à natureza, de forma que todos os participantes fiquem em contato com o solo. No centro da tenda são colocadas as “anciãs pedras”, pedras incandescentes que, após receberem água com ervas aromáticas e medicinais, liberam vapor que toma conta de todo o ambiente. Os participantes entoam cantos sagrados e fazem seus pedidos através de orações.

É um momento único, em que você permanece consciente o tempo todo, e estar consciente é saber viver verdadeiramente.

O uso do Temazcal, ao longo da história, tem sido tanto terapêutico como ritual e cerimonial. Essas práticas sobrevivem hoje graças à tradição oral dos povos indígenas de diferentes origens. Clique aqui para ver nosso vídeo sobre o Temazcal