No final da década de 1950, quando Astor Piazzolla já somava pelo menos 20 anos de relação com o tango, a reação à sua música na Argentina ainda era forte por parte dos “tangueros” ortodoxos em função de seu estilo revolucionário, que viria a dar origem na década seguinte ao que se chamou de “tango nuevo”. Mas a essa altura de sua trajetória musical, fora da Argentina seu estilo já lhe rendia respeito internacional e parcerias com grandes músicos do jazz, maestros e compositores. Ao longo dos anos, sua forte atuação como bandoneonista só ganhou peso com sua igualmente forte relação com a composição, através da aprendizagem direta com Ginastera (Buenos Aires) e Nadia Boulanger (Paris), ou pelo estudo da obra de Bartok e Stravinsky. O violino entrou cedo em seu universo musical, quando aos 15 anos teve contato com o estilo único do violinista de tango Elvino Vardaro, considerado um dos mais influentes violinistas da história do tango. Praticamente todos os seus grupos incluíram um violinista. O violão, instrumento tradicional do tango, também recebeu atenção de Piazzolla em várias de suas obras, de concertos a peças de câmara.
Nesse programa, além de “Bordel 1900”, “Café 1930” e “Nightclub 1960” da suíte “Historie do Tango” (1986), em que o compositor procura descrever as diferentes fases do tango argentino, serão executaras outras obras do compositor descrevendo diferentes momentos de sua carreira.
OS MÚSICOS:
ESDRAS RODRIGUES
Bacharel pela UNICAMP (1987), mestre e doutor pela Boston University – EUA (1999) – bolsas de estudo “The Boston University Director’s Award”, CAPES e CNPq. Professor de música de câmara na Faculdade Santa Marcelina – SP (1998 a 2003). Integrou a Orquestra Sinfônica de Campinas (1981 a 1988) e Orquestra Sinfônica da Unicamp (1982 a 1998). Professor e pesquisador no Departamento de Música/UNICAMP a partir de 1998. Coordenador Associado do Núcleo de Integração e Difusão Cultural da UNICAMP (2005 a 2006). Diretor Cultural da ADUNICAMP (2004 a 2007). Chefe do Departamento de Música/UNICAMP (2006 a 2010). Diretor do Instituto de Artes/UNICAMP (2011 a 2015). Assessor para o Projeto Guri (Secretaria de Estado da Cultura/SP) – 2007. Revisor da Revista Per Musi (UFMG). Membro do Conselho Consultivo da Revista Musica Hodie (UFG). Assessor Ad Hoc CNPq e FAPESP. Expressiva produção artística como violinista e rabequista, com CDs, concertos solo e de câmara, palestras e turnês nacionais e internacionais (Grécia, México, EUA, Alemanha, Vietnã, Cingapura e Austrália). Atuação com os grupos: La Dona Musicale (USA), Melothesia (USA), ALEA III (USA), Harmonia Universalis, Armônico Tributo, Trio Camaleon, Quintal Brasileiro e Carcoarco. Selecionado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura/SP), contemplando a realização de concertos e a gravação de CDs inéditos. Organizador/coordenador de eventos artísticos, como I Festival Internacional de Música de Câmara de São Paulo/SESC, I Festival Internacional de Música da UNICAMP, IX Festival Brasil Instrumental/UNICAMP, I Festival da Canção da UNICAMP e Série “Concertos Adunicamp”.
RICARDO HENRIQUE
Inicia seus estudos de violão em 2007 sob orientação do violonista Edson de Chico. No ano de 2011 ingressa no curso de Bacharelado em Violão Erudito pela Unicamp sob orientação do Prof. Dr. Fabio Scarduelli, participando durante este período de diversos festivais e masterclasses com Ulisses Rocha, Fabio Zanon, Sergio Assad, Paulo Martelli, duo Siqueira Lima e Brasil Guitar Duo.
Desenvolveu trabalho como professor do curso de violão da Escola Livre de Música da Unicamp durante os anos de 2011 e 2015 onde iniciou a escrita de seu método para o ensino coletivo de violão sob perspectivas metodológicas do século XX intitulado “Iniciação ao Violão Vol.1 – Técnica, Escuta e Memória”.
Atua como violonista em projetos de música de câmara e solo explorando as linguagens da música erudita e popular, tendo durante os anos de 2012 e 2015, sido contemplado com a bolsa “Aluno Artista” da Unicamp nos projetos Camerata de violões de Campinas, Denis Sartorato Trio e Paisagens. Durante este período, se apresentou em diversos lugares como Unicamp, Ufscar, SESC, SESI, Almanaque Café, Museu Guido Viaro, Teatro Castro Mendes, Unibes Cultural.
No ano de 2013 obteve os prêmios de 1° lugar no Concurso Nacional Musicalis e 2° lugar no concurso internacional Raul Sánchez Clagett de Violão (Uruguai), ambos na categoria Música de Câmara com o duo de violões Afinanduo. No ano de 2014 foi solista convidado pela Orquestra Comunitária da Unicamp para a apresentação como solista da “Suíte concertante para Violão e orquestra” de Edino Krieger sob regência de João Stecca. No ano de 2015 recebeu convite para recitais recitais com o duo Afinanduo na série “Movimento Violão – Jovens Virtuoses” idealizada por Paulo Martelli junto ao SESC.