Para os mestres orientais, a Natureza é sábia e ser sábio é seguir as leis da Natureza. As “lições” que os antigos chineses aprenderam contemplando a natureza resultaram num dos mais belos exemplos de Sabedoria da Humanidade e estão contidos no I Ching e em outros textos taoistas. Ainda hoje, suas palavras são fontes de inspiração e de equilíbrio interior.
Roberto Otsu
Faz parte da equipe de terapeutas do Ponto de Luz. Escritor, palestrante e professor de Taoismo e I Ching. Seu interesse pela Cultura Chinesa começou em 1976 com a leitura das obras do escritor e filósofo Lin Yutang e desde então tem se dedicado ao estudo do Taoísmo, Confucionismo e Zen-budismo. No final da década de 1980, através dos estudos da obra de Carl Gustav Jung, entrou em contato com o I Ching – O Livro das Mutações, um dos mais importantes livros de sabedoria oriental – e da humanidade.
Roberto Otsu é fonte de informação sobre Taoísmo e I Ching das revistas Filosofia, Bons Fluidos e Cláudia, de emissoras como CBN (programa Caminhos Alternativos) e GNT (programa Alternativa Saúde) e do portal Vamos Meditar.