Desde tempos remotos, a arte da dança segue seu caminho de expansão através do movimento, que é a própria busca da manifestação da vida, de sua continuidade.
“O FEMININO NA DANÇA” é uma performance da atriz e dançarina Zuzuleiva que envolve canto, contos e diferentes danças do mundo que exploram a presença do feminino em diversas facetas e manifestações arquetípicas. Dança Oxum, Orixá da fortuna, das águas doces, do ouro e da abundância. Dança Isis, divindade do Egito, que representa a mãe natureza. Dançam as ninfas, as musas, as vestais sacerdotisas do Oriente e as Maharis, dançarinas devocionais dos templos da Índia. Por fim, dançam todos ao som das Tarantelas, com a proteção da “Madona Negra”, como nos rituais de cura da Puglia, no sul da Itália.
A apresentação celebra, portanto, o encontro da dança com o feminino universal, quando a manifestação da vida busca a ascensão ao divino através do movimento, inspirada por ritmos e melodias das mais diversas tradições e expressões culturais.