Carregando Eventos

« Todos Eventos

  • Este evento já passou.

Concerto pro Zé, com Esdras Rodrigues (Rabecas) e Patricia Gatti (Cravo)

09/abril/2016 às 21:00 - 22:30

Concerto pro Zé


MÚSICA PARA RABECA E CRAVO DE JOSÉ EDUARDO GRAMANI (1944-1998)

O recital “Concerto pro Zé” apresenta um raro encontro das rabecas brasileiras e do cravo com um programa de peças selecionadas de José Gramani, dentre elas obras inéditas.

Quem conheceu José Gramani sabe da singeleza, da força e da criatividade que cercava sua vida, sua música. Sua pesquisa sobre rabecas brasileiras iniciada na década de 90 culminaria em 1998 no CD “Mexericos da Rabeca”, gravado em parceria com a cravista Patricia Gatti e outros músicos, reunindo um repertório ímpar para rabeca e cravo, voz e outros instrumentos.

Entre os anos de 1991 a 1997, Gramani, compôs cerca de quarenta e sete peças para a inusitada formação de rabeca e cravo. Esse repertório repleto de lirismo explora possibilidades acústicas da interação de timbres entre a rabeca e a sonoridade do cravo em desafios rítmicos bem cadenciados nos vários gêneros musicais brasileiros, numa interação inovada entre instrumentos musicais de diferentes experiências culturais.

De forma lúdica e prazerosa, Esdras Rodrigues (rabeca) e Patricia Gatti (cravo) apresentam um espetáculo em linguagem camerística transportando os ouvintes para ambientes nostálgicos e graciosos, em um diálogo e ampliação de novos horizontes estéticos através da música instrumental, propondo-se a abranger públicos de diferentes âmbitos socioculturais.

OS MÚSICOS:

ESDRAS RODRIGUES – rabecas

Bacharel pela UNICAMP (1987), mestre e doutor pela Boston University – EUA (1999) – bolsas de estudo “The Boston University Director’s Award”, CAPES e CNPq. Professor de música de câmara na Faculdade Santa Marcelina – SP (1998 a 2003). Integrou a Orquestra Sinfônica de Campinas (1981 a 1988) e Orquestra Sinfônica da Unicamp (1982 a 1998). Professor e pesquisador no Departamento de Música/UNICAMP a partir de 1998. Coordenador Associado do Núcleo de Integração e Difusão Cultural da UNICAMP (2005 a 2006). Diretor Cultural da ADUNICAMP (2004 a 2007). Chefe do Departamento de Música/UNICAMP (2006 a 2010). Diretor do Instituto de Artes/UNICAMP (2011 a 2015). Assessor para o Projeto Guri (Secretaria de Estado da Cultura/SP) – 2007. Revisor da Revista Per Musi (UFMG). Membro do Conselho Consultivo da Revista Musica Hodie (UFG). Assessor Ad Hoc CNPq e FAPESP. Expressiva produção artística como violinista e rabequista, com CDs, concertos solo e de câmara, palestras e turnês nacionais e internacionais (Grécia, México, EUA, Alemanha, Vietnã, Cingapura e Austrália). Atuação com os grupos: La Dona Musicale (USA), Melothesia (USA), ALEA III (USA), Harmonia Universalis, Armônico Tributo, Trio Camaleon, Quintal Brasileiro e Carcoarco. Selecionado pelo PROAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura/SP), contemplando a realização de concertos e a gravação de CDs inéditos. Organizador/coordenador de eventos artísticos, como I Festival Internacional de Música de Câmara de São Paulo/SESC, I Festival Internacional de Música da UNICAMP, IX Festival Brasil Instrumental/UNICAMP, I Festival da Canção da UNICAMP e Série “Concertos Adunicamp”.

PATRICIA GATTI – cravo

Pós-graduada em cravo, com doutorado pela Unicamp, tem sido uma das cravistas responsáveis pela atualização deste instrumento histórico através de uma atividade musical voltada ao hibridismo de linguagens e a música brasileira. Na busca de novas sonoridades vem atuando em várias formações camerísticas nada convencionais: junto do Duo de Viola brasileira & Cravo, com a parceria do compositor/instrumentista Ricardo Matsuda, que resultou em 2009 no CD “Contos Instrumentais”. Participou em 1998, junto ao Duo “Bem temperado”, do CD “Mexericos da Rabeca”, com músicas de José Eduardo Gramani para a inusitada formação de rabeca e cravo. Participou como cravista do grupo Anima, desde a sua fundação até 2008, com os seguintes CD ́s gravados: “Espiral do Tempo” (1997), “Teatro do descobrimento” (1999), “Especiarias” (2000), “Campinas de todos os sons” (2004), “Amares” (2004) e “Espelho” (2006); além do DVD “Espelho” (2007); destacando-se este grupo com os prêmios: Movimento – 1997, melhor CD Instrumental; APCA – 1998, Grupo de Música de Câmera; Prêmio Carlos Gomes – 2000, Melhor Grupo de música de Câmera. Como cravista do grupo Anima realizou inúmeras turnês nacionais e internacionais, participando de espetáculos em várias cidades dos EUA, Canadá, México, Colômbia, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai, totalizando mais de 60 concertos no exterior, por inúmeros festivais, séries de concertos, além de projetos de circulação de música por todo o Brasil. Com interesse na área de interpretação historicamente orientada participou dos grupos Harmonia Universalis, especializado em música barroca e do DUETTO a 4 mãos para cravo, com repertório dos períodos Barroco e Pré-Clássico, além de participações em orquestras: Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo; Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas; Orquestra Sinfônica de São José dos Campos; Oficina de Cordas de Campinas; Orquestra Barroca de Campinas; Orquestra Sinfônica da Unicamp.

 

Detalhes

Data:
09/abril/2016
Hora:
21:00 - 22:30
Categoria de Evento: