Concebido pela atriz, dançarina e cantora Zuzu Leiva (grupo Mawaca), ‘Dançaoráculo’ é um espetáculo que envolve canto, danças orientais e curiosidades sobre a criação dos números. Desde os primórdios a humanidade sentiu a necessidade de experimentar matemática: ‘cálculo’ vem do latim (pedra). Logo, ‘contando pedras’ o homem passou a se apropriar da noção de quantidade e da dinâmica do Universo, cujos elementos vivenciam ciclos orbitais que repetem infinitamente. Segundo Galileu, ‘a Matemática é o alfabeto que Deus escolheu para contar o Universo’. Como na natureza, manifestações artísticas (música, dança, poesia.. ) também se expressam através de padrões matemáticos.
Foi no norte da Índia, há muitos séculos, que se configurou a disposição que utilizamos hoje, dos chamados algarismos ‘Indo Arábicos’. Eis o ponto de partida da performance, que propõe uma viagem ‘poético-musical-dançante’, através de expressões artísticas tradicionais da antiguidade Hindu (Danças Clássicas – Odissi e Kathak) e Árabe (Dança do Ventre), embaladas por músicas e sons exóticos. Narrativas em estilo poético costuram a apresentação, revelando curiosidades da vibração dos números inspiradas na interpretação da ‘escola Pitagórica’ (séc V a C), segundo a qual ‘número é sinônimo de harmonia’ e o ‘cosmo é regido por relações matemáticas’.
Criação, concepção, atuação e textos: Zuzu Leiva (as coreografias das Danças Indianas são tradicionais, apenas interpretadas pela artista).