Este título, sintetiza nosso objetivo em realizar uma oficina de observação de aves no Ponto de Luz. Através de um rápido encontro teórico e duas saídas em campo – sendo uma matutina e uma noturna – pretendemos mostrar as técnicas e as fontes de consulta para o ingresso a esta encantadora atividade.
Além do aspecto lúdico e contemplativo, a observação de aves nos conecta com a natureza, uma vez que acabamos por conhecer suas diversas interações com o meio, suas necessidades de alimento, de abrigo, entre outras.
Nos leva, portanto, a um maior conhecimento sobre o meio ambiente. Este conhecimento, por sua vez, ajuda a promover o respeito que devemos ter para com ele, gerando, por via de consequência, uma relação mais harmoniosa com a natureza.
O Brasil é o segundo país do mundo em diversidade de espécies e Joanópolis, aos pés da Mantiqueira, tem perto de 250 delas e, portanto, um grande potencial para a atividade de observação de aves.
Materiais desejáveis para as atividades práticas:
Roupas e bonés de cores neutras (caqui, verde clara, camuflada…); binóculos e/ou câmeras fotográficas ou celulares e lanternas.
SOBRE O FACILITADOR:
Gabriel Bitencourt é ambientalista, professor universitário e observador de aves há muitos anos. Organizador de um livro sobre as aves de ocorrência na cidade de Sorocaba, SP, e coautor de um guia de observação de aves na região de Mairinque, SP.
Dia: 30 de março
Horários: das 09h00 às 11h00 e depois teremos uma segunda parte às 18h00.
*** Vagas limitadas!
*** As inscrições para a imersão são cobradas a parte (investimento = R$350,00). Fale com a nossa Central de Reservas pelo Whatsapp (11) 93457-9697 (clique aqui) e garanta a sua vaga. ***