Uma homenagem à Umbanda – essa religião tão amorosa e tão brasileira – através da delicadeza dos pontos cantados, com arranjo para viola caipira e voz feminina.
Para realizar esse trabalho, Nicole Salmi (voz e violão) e Ricardo Carneiro (viola caipira, direção musical) mergulharam por um ano no universo mágico da Umbanda, formando um repertório dos pontos mais belos e emocionantes.
A Umbanda é uma religião brasileira de matriz africana, com grande influência do catolicismo e do kardecismo. Esse espírito aberto e ecumênico foi o que motivou esse trabalho e guiou cada passo dessa jornada.
Os pontos cantados são parte fundamental do ritual de Umbanda em todos os terreiros, e cumprem diversas funções, especialmente chamar e manter a vibração energética de cada orixá ou guia.
Para cumprir esse objetivo, os pontos quase sempre são cantados com a força dos tambores e do canto coletivo. Sem desmerecer essa característica, a proposta em Cantos do Sagrado é mostrar um outro lado desses pontos: o lirismo que eles trazem em sua alma.
O show no Ponto de Luz será muito especial, porque um dos terreiros visitados dentro da pesquisa se situa bem próximo: a Tenda de Umbanda Cabocla Juçara e Nossa Senhora Aparecida, de Mãe Ivone.
Teremos a honra de receber dois grandes amigos e parceiros desse terreiro para cantar e tocar conosco: a cantora Luciana Barros e o percussionista Elias Khadira.
*Cantos do Sagrado é uma produção Input Artesonora.